Quatro passos para ser bem sucedido em entrevistas

Posted by LiderJovem on 12:24

















Quatro passos para ser bem sucedido em entrevistas

Normalmente, as fontes de consultas de empregos são obtidas através de jornais, empresas especializadas em RH (outplacement e headhunter), portas das fábricas ou dos estabelecimentos comerciais, câmara de comércio, entidades de classe, amigos, conhecidos etc.

O primeiro passo para o candidato se apresentar perante uma empresa, é através do encaminhamento de um currículo vitae, que pode ser efetuado por meios eletrônicos, pelo correio ou pessoalmente. Do currículo deverão conter somente as informações básicas sobre o candidato: nome, endereço, fones, e-mail, estado civil, número de filhos, idade, cargo que está se candidatando na empresa, resumo de suas principais atividades, experiências profissionais, formação escolar e acadêmica, atividades extracurriculares. O currículo não deverá conter mais do que duas páginas; o ideal é uma página.

A segunda fase para o candidato, talvez a mais importante, é a participação deste no processo de seleção, após o recrutamento de seu nome por parte da empresa que possui a vaga disponível.

1) Como se comportar numa entrevista:

  • Nunca misturar problemas pessoais com a necessidade do emprego;
  • Valorizar o trabalho e o emprego;
  • Concentrar-se na função que está sendo discutida, não divagar;
  • Cumprir os horários combinados;
  • Mostrar motivação à sua profissão e gosto ao trabalho;
  • Desviar dos assuntos que se sinta inseguro;
  • Dar situações de contorno aos seus pontos fracos. Ex: fala inglês? Não, mas falo o espanhol...
  • Cuidar da postura do corpo. Falar com a cabeça na posição correta. Nunca abaixada ou erguida demais;
  • Olhar sempre nos olhos do entrevistador;
  • Nunca gritar, nem falar baixo demais;
  • Não se antecipar às perguntas com outros assuntos. Aguardar o momento certo para falar;
  • Ser honesto acima de tudo (no que você já fez e no que tem certeza que pode fazer). Se não sabe a resposta correta para alguma pergunta, simplesmente; responda ao entrevistado que não tem conhecimento sobre o que está sendo perguntado. É melhor falar a verdade, do que arriscar em dar uma resposta duvidosa, que você não pode comprovar mais tarde;
  • Procurar conhecer e obter informações, antes da entrevista, sobre a empresa na qual estará participando do processo de seleção;
  • Demonstrar coragem para novos desafios, sempre com os pés no chão;
  • Questionar o entrevistador a respeito dos objetivos e planos da empresa e sobre as características da função pretendida.

2) Como se apresentar para uma entrevista:

  • Chegar 20 minutos antes do horário marcado e se apresentar 10 minutos antes do horário combinado. Relaxe "elimine" o aspecto suado, ansioso, apressado etc.
  • Usar roupa adequada à função que pretende trabalhar e sapatos engraxados. Para as mulheres, não usar blusa transparente ou decotada, bem como saia curta Higiene pessoal caprichada;
  • Cabelos cortados, arrumados e penteados e unhas bem cuidadas;
  • Não fumar durante a entrevista;
  • Ser cordial com todas as pessoas da empresa, inclusive com o entrevistador;
  • Não mascar chicletes;
  • Não beber no dia anterior e no dia da entrevista;
  • Não comer alho ou cebola no dia da entrevista;
  • Nunca usar óculos de sol durante a entrevista;
  • Não levar pai ou mãe na entrevista;
  • Cuidar da concordância verbal;
  • Não usar gírias ou palavrões;

3) O que falar numa entrevista:

  • Sempre a verdade;
  • Ser lógico, breve, simples e objetivo;

4) O que não falar numa entrevista:

  • Não reclamar da localização da empresa;
  • Não apontar aspectos negativos das atividades da empresa;
  • Não reclamar dos seus problemas pessoais; nem fale deles;
  • Não reclamar do emprego anterior, nem dos colegas ou ex-chefe;
  • Não discutir política, religião, esportes etc;
  • Não falar do assunto salário, antes da hora certa;

Por Paulo Roberto Vieira
FONTE: SATO.ADM
Postado por: Nany de Castro




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