Estudantes utilizam rede sociais para ajudar nos estudos
Algum tempo atrás para estudar tínhamos a escola, os professores e os livros. Com o advento da internet surgiram novos conteúdos em sites e portais. E agora com a web 2.0, temos as redes sociais com toda sua capacidade de interação e informação.
Mas estudar dessa forma pode ser uma faca de dois gumes. De um lado, existe toda a informação através de blogs, fóruns, vídeos, wikis que dão uma vantagem competitiva na hora do vestibular. Por outro, a distração com amigos, música, jogos e memes.
Ao usar as redes sociais como ferramenta de estudo, você se torna responsável pela sua própria aprendizagem. Incentivo, determinação e disciplina são as palavras-chaves para tirar o melhor proveito delas.
Para Fernanda Moraes, que cursa o 2° ano EM e pretende cursar Medicina, o Orkut é a rede social onde ela mais busca informações sobre vestibular e Enem. Nesta rede social ela destaca que é possível ler depoimentos de outros estudantes que já passaram por essa experiência. Fernanda também participa de um grupo na internet criado pela escola para compartilhamento de exercícios e resumos com seus professores e colegas.
A vestibulanda de São Luiz/MA, Maisa Huayna, prefere o Twitter para se informar sobre os últimos acontecimentos. Ela também cita o Youtube para encontrar aulas, documentários e outras informações. No Orkut ela participa de comunidades relacionadas ao Enem e da universidade onde pretende estudar. Maisa também recorre a Wikipédia e o Yahoo Respostas para esclarecer outras dúvidas. Na escola onde estuda o incentivo ao uso das redes sociais começou este ano. Foram criados grupos no MSN para plantão de dúvidas com os professores, um email colaborativo onde professores enviam textos e apostilas para estudo e um projeto de radioweb com informação 24 horas.
Fernanda Face já não encontrou o mesmo incentivo. Seus professores diziam que as redes sociais eram uma perda de tempo e que atrapalhariam a preparação para o vestibular. Ela discorda, “Sem as redes me auxiliando e dando as informações dos cursos, das universidades, dos vestibulares e me ajudando no conteúdo, minha aprovação seria bem mais difícil.” Hoje, ela cursa Medicina na UFPel através de uma vaga conquistada pelo SiSU.
E você utiliza as redes sociais para estudar? E na sua escola você é incentivado a usá-las?
Do - Enem Dicas
0 Responses to "Estudantes utilizam rede sociais para ajudar nos estudos"
Postar um comentário