Dicas para ser um líder de sucesso

Posted by LiderJovem on 10:16

Competitividade é palavra de ordem no mundo corporativo e, para se destacar no mundo dos negócios, sai na frente a empresa que conta com bons líderes. Saber ouvir e dar feedbacks, ter carisma, motivar os colaboradores e ser assertivo são algumas das características dos líderes de sucesso. Contudo, não tem sido tarefa fácil identificar profissionais com este perfil no mercado de trabalho.



Essa escassez é justificável, a maioria dos profissionais pensa que, para se destacar no mercado de trabalho basta, apenas, ser ótimo no que faz. Não adianta, por exemplo, um gestor dominar todas as técnicas de gestão se ele não é capaz de trabalhar em equipe. Hoje, as empresas querem pessoas que, além de competências técnicas, tenham desenvolvido outras competências e habilidades.


Quem deseja chegar lá e ser tornar um líder de sucesso, é preciso dedicação, empenho, e foco. O profissional precisa mostrar que tem poder de liderança. Não é preciso ser chefe para isso. Muitos colaboradores, por exemplo, em uma reunião já demonstram, por meio de atitudes, que serão excelentes líderes no futuro.


Mas, quem pensa que liderar é tarefa fácil, está enganado. Além das competências e habilidades, o líder tem que incentivar e motivar pessoas e tornar o ambiente de trabalho saudável para que as metas sejam alcançadas. O líder tem papel fundamental dentro da empresa. Ele é como um motor, pois movimenta e motiva todos na equipe e, pessoas motivadas, trabalham com mais satisfação.


Ressalto, ainda, que o líder é aquela pessoa que internalizou os valores e missões da empresa. Não adianta nada ele ser carismático, entregar resultados e motivar a equipe se ele não conhecer, entender e abraçar os valores da organização onde trabalha.


Perfil do líder de sucesso

É uma pessoa entusiasmada e apaixonada pelo que faz;
Sabe gerenciar habilidades e competências dos seus colaboradores;


Sabe lidar com diferenças culturais;



Assertividade;



Criatividade;



Sabe ouvir e dar feedback;



É capaz de trabalhar com pessoas diferentes;



Valoriza o trabalho da equipe;



Conhece bem a missão e valores da organização.



Por Sebastião Luiz de Mello - Via Administradores